quinta-feira, 16 de junho de 2011

Férias no caminho do bem!!! Trabalho Voluntário viajando pelo Brasil!!!

O que é e como funciona o VOLUNTURISMO? 
Um programa novo no Brasil p/ quem quer viajar pelo país e salvar o planeta. Quem vai dificilmente se arrepende. Mas paga p/ trabalhar e trabalha muito!!


Existem pessoas que se sentem bem doando parte de seu tempo em benefício de causas nobres. A novidade é que muitas delas se dispõem a fazer isso até mesmo durante as férias. 
Na Europa e nos EUA, por exemplo, mtos turistas escolhem passar seu período de descanso ajudando ONGS em seus trabalhos nas mais variadas partes do mundo. 
Mto comum por lá essa atividade, que junta VIAGEM com TRABALHO SOLIDÁRIO, ganhou o nome de Turismo Voluntário. Em geral, os voluntários podem fazer serviços com Crianças e Comunidades carentes, assim como podem apoiar Causas Ambientais. 
Na Europa, nos EUA e na Austrália, esses programas são super procurados.
No Brasil ainda é fraco e a maior parte dos voluntários, vem de fora.
Mas já tem gente descobrindo essa forma de viajar, em que é possível ir a lugares onde a natureza é privilegiada e, ainda, praticar o bem.O princípio básico do volunturismo é essencialmente este: envolve uma participação ativa do turista; é relativamente espontâneo; não é movido por ganhos financeiros; e tem efeitos sobre o bem comum. Os brasileiros que já despertaram para esse tipo de viagem são incentivados basicamente por dois prazeres: estar em um lugar paradisíaco e ajudar a preservar uma espécie da fauna ameaçada de extinção. 

Quer dar uma mãozinha??? Difícil é escolher entre tantos projetos sensacionais!!!
Veja aqui os programas de conservação no Brasil que admitem grupos de turistas para curtas temporada. Quem leva até eles. E o que exatamente os voluntários fazem por lá!!!


Projeto LontraA base do projeto é na Lagoa do Peri, em Florianópolis, mas os voluntários também atuam no Morro dos Macacos, na Praia de Naufragados e na Ilha de Portobelo, todos em Santa Catarina. Fazem monitoramento e análise do comportamento e da alimentação dos bichinhos. 
QUEM LEVA Instituto Ekkobrasil (48/3237-5071, ekkobrasil.org.br)
Projeto Baleia-Jubarte
No Arquipélago de Abrolhos ou na Praia do Forte, na Bahia, os turistas participam da observação de baleias e ajudam os pesquisadores. Organizam os dados das viagens de barco, fazem fotoidentificação e catalogam dados no computador.
QUEM LEVA Instituto Ekkobrasil (48/3237-5071, ekkobrasil.org.br)
Projeto Boto
No município de Tefé, no estado do Amazonas, o turista colabora com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Fica responsável pela limpeza e manutenção da base de pesquisas, prepara refeições e - a melhor parte - ajuda nas atividades de observação dos botos amazônicos.
QUEM LEVA Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (97/3343-4160, mamiraua.org.br)
Projeto IauaretêNa mesma Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, o projeto deve começar neste ano a aceitar grupos de voluntários. Eles trabalham na floresta montando armadilhas fotográficas e acompanhando os momentos de captura dos felinos. 
QUEM LEVA Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (97/3343-4160, mamiraua.org.br)
Projeto Onça-Pintada
O Instituto Onça-Pintada desenvolve pesquisas no Pantanal e no Parque Nacional das Emas, em Goiás. Os grupos voluntários ajudam no trabalho de campo dos pesquisadores, que inclui identificação de pegadas de onça-pintada.
QUEM LEVA Instituto Onça-Pintada (64/3661-8026, jaguarconservationfund.org)
Projeto de Conservação do Macaco Muriqui
Caminhadas com pesquisadores fazem parte do cotidiano dos turistas que, a partir deste ano, podem visitar a Associação Pró-Muriqui, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Juntos, eles procuram os dormitórios dos macacos e observam seus hábitos.
QUEM LEVA Aoka Turismo Sustentável (11/3562-1320, aoka.com.br)

Beijos

Um comentário:

  1. Êba!!!
    Até agora, os únicos lugares que achei para ajudar felinos eram na África, que não tenho dinheiro para bancar...
    Sensacional! Vou ajudar as onças!!!
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir