quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fotografia!!! O prazer em congelar um momento por Bruno Duran!!!

O FOTÓGRAFO FOI TREINADO A FAZER ALGO CONTRA A NATUREZA DO SER HUMANO E DO PLANETA: CONGELAR O MOMENTO, REGISTRAR O FRAGMENTO DE UM MOVIMENTO INCESSANTE!!!! 

Movimento o qual sempre fez parte de nossas vidas. Mesmo quando estamos parados, estamos, na verdade, sincronizados nas andanças da terra pelo espaço afora. Isso faz parte das nossas vidas e não conseguimos nem imaginar oque aconteceria se, por acaso, nosso planeta parasse. Todos os dias, quando o mundo parece um pouco monótono, como se nada acontecesse ou se movesse, o relógio nos acorda para a realidade. Em nosso Corpo, mesmo quando temos a sensação de imobilidade total, nosso sangue corre veloz por veias e artérias. O corpo se move para manter-se vivo. O movimento eh vital! Esse costume pouco lembrado de estarmos sempre nos movendo é oque, talvez, gere em nos a necessidade de descobrir, crescer, evoluir, mover. Sempre.
Ate a avenida paulista, quando na madrugada, em pleno silencio se move. Pulsa silenciosamente por trás do que parece estático. Esse movimento contínuo e quase imperceptível nos mantem atentos a tudo. Não eh a toa que gostamos de esporte, corridas, lutas, teatro… velocidade. Não eh a toa que gostamos do mar e do mistério que move as marés. Esse movimento físico e natural constante nos incita, e nunca nos conformamos com a imobilidade. Algo dentro de nós nos impulsiona permanentemente, e quando por sua vez, esse movimento se ausenta, eh gerado um suspense para oque vem depois. 
Contrariando a nossa natureza- e talvez por isso a reforçando- fui treinado a congelar momentos; a descobri-los, e ao mesmo movimento vital que pulsa meu ser, registrar um fragmento de algo que nunca para e transferir às pessoas, na minha maneira de observar e descobrir; ao menos, uma mensagem. 
Cidade, pessoas, natureza. Em meio a tanto movimento cotidiano, tantos problemas e acontecimentos, somos bombardeados por situações onde não conseguimos realmente OBSERVAR o que esta acontecendo. Tudo passa muito rápido nos privando de ver o mundo na sua verdadeira beleza, na real essência; onde apreciar um pôr do sol de verão pode ser tão belo quanto observar o mendigo triste ao pedir esmola no cruzamento. Na saúde ou na doença; tudo tem sua beleza se for bem observado. Dentro de toda situação, por pior que seja, a fotografia pode gerar uma mensagem contraditória a ela e transforma-la de um simples momento, a um grande momento aprendizado.


Gosto de pensar que esta na fotografia, uma das únicas possibilidades de se aprender a ver o mundo parado, de descobrir, de absorver, e assim o transformar para eternidade! 
O momento esta no presente. Tem força unica, e se observado da maneira certa, sob o olhar treinado, se transforma em mensagem e consequentemente, em arte! A arte da vida se estende sob seus olhos e faz com que sinta. Do olhar para sua mente, e dela para seus dedos, prolongando seu ser a uma ferramenta tão fundamental quanto sua existência, aprender a valorizar as belezas da vida!
Se eu pudesse escolher algo para ensinar alguém a ser melhor na vida, o ensinaria a fotografar! Você não sabe quantas lições e momentos únicos esta perdendo ao não treinar o seu olhar! ;) CliC

HOJE entendo; aprendi a observar na natureza o mundo arquitetônico. Possuía um desejo que acredito que existe em todo ser humano; se conectar com a terra. Buscar nela as ferramentas do abrigo, e tentar entender da maneira mais simples, como fabricá-lo. Projetar uma arquitetura natural eu diria... E que antes, não percebia!

A relação entre homem e natureza ditaria o seu design; é o propósito que o abriga, o alimenta, o acolhe.
Desde adolescente; ao fotografar praias, peixes, flores, paisagens, barcos, ondas, notava esse movimento incessante que sempre me atraiu, me conquistou!!! Contestou!! E que agora, me prova.
Uma prova de sentimento!!!!
Arquitetura é sentimento! É poesia!! Que se torna traço - Que ergue-se do papel ao solo.
O imaterial que se torna material! pronto.rs
Genialidade arquitetônica essa que se chama vida! Obrigado Senhor pela minha!
Um privilégio de grande importância.. - Valorizar o mundo, e não estragá-lo!
Sem arquitetura, o mundo seria natureza, então ela deve ser muito mais do que escrevo aqui. Acredito que ela deve ser perfeita, como a natureza é. Capaz de abrigar os que aqui vivem, ser bela e pura. Simples assim, tornar paupável, o sentimento mais puro que existe dentro de você.
Sempre esteve embaixo do meu nariz: A R q u i T E t u r a   DA  VIDA ! ! !

(Bruno Duran- arquiteto, fotógrafo, amante da natureza e acima de tudo um homem com uma alma incrível)

Essa matéria fez com que eu lembrasse pq resolvi cursar fotografia há 10 anos atrás!!! Espero de coração, que muitos inspirem-se ao lê-la!!! Fotografar é mágico, é terapêutico, é uma coisa que vem da alma!!! Fotografia é AMOR!
Bjos 





Nenhum comentário:

Postar um comentário