quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sebastião Salgado!!! Aquele que fotografa usando a alma ao invés dos dedos!!!

Hoje resolvi falar do meu ÍDOLO!!! Sebastião Salgado!!! Que pra mim é um dos únicos que aperta o botãozinho da camêra com a alma e não com o dedo!!!
Doutor em Economia, o fotojornalista S.S mostra através da beleza do PB a condição desumana a qual são submetidas milhares de pessoas diariamente.Ele enxerga com o coração e traz em suas fotos uma emoção que, juro, não sei nem descrever.



Sebastião Salgado é mineiro da cidade de Aimorés, nascido em 1944, se formou e tirou diploma de mestre em universidades brasileiras e posteriormente se tornou Doutor em Economia em Paris. Sua decisão pela fotografia, especificamente pelo fotojornalismo, surgiu após uma viagem à África em 1971, que fez com uma câmera emprestada por sua esposa. Desde então S.S largou sua formação para dedicar-se ao exercício da fotografia enquanto denúncia social, mostrando através das imagens tecnicamente bem feitas, as desgraças vividas pelos países esquecidos.
S.S já expôs pelo mundo 14 projetos e assinou 18 livros, tendo eles sido traduzidos para mais de 5 idiomas. Além disso foi autor de alguns curtas metragens instigados pela mesma temática central. Seus trabalhos se estendem pela África e América, onde retrata, além da fome, trabalhadores, crianças e animais.
S.S é reconhecido mundialmente como um dos melhores fotojornalistas da atualidade. Não apenas pelo o que fotografa, mas sim por fazer da forma que o faz, pela habilidade da captura sensível e por exercer sobre nós o fascínio e o deslumbre da imagem bonita; mas derrubando-nos logo em seguida pelo que mostra, pela vida miserável que retrata.





Para os que ficam na primeira análise: sentimos, pois, suas fotografias – e acredito que tantas outras no mundo – necessitam de um olhar atento, de serem olhadas uma, duas, três vezes, ou o quanto for necessário, desnudando-as e digerindo cada grão. Nunca será completo o decifre, mas sempre proveitoso – ainda mais se tratando se S.S –, acreditem. Para além de seu trabalho há que se enxergar o mundo.
Tbm vale dizer que desde 98 até então Salgado e sua esposa se dedicam militantemente à pesquisa e proteção do meio-ambiente e assuntos relacionados à Mata Atlântica, criando em 99 o Instituto Terra, dedicado à proteção de florestas, bem como o desenvolvimento sustentável e a conscientização da sociedade.

Há 10 anos resolvi ser fotógrafa, e já vi todos os tipos de trabalhos fotográficos possíveis, mas nada e nem ninguém consegue tocar meu coração e minha alma como o trabalho dele. Pra mim ele é ÍCONE, GÊNIO, ÍDOLO!!!

Quem puder e quiser ver as imagens mais lindas e significativas de um mundo que passa batido por quase todo o mundo, pesquisem sobre ele! Duvido que vc se arrependa.

Bjs



Um comentário:

  1. Maravilhoso!! Não tem muito o que dizer sobre esse artista, sensível, observador! Amo...

    ResponderExcluir